A fotografia ajuda São Luís do Paraitinga

A fotografia é uma das maneiras de se escrever, registrar história. Com ela perpetuamos momentos marcantes como o nascimento de um filho, o sonho do casamento na igreja, os aniversários daquela criança espoleta…

Porém, também podemos escrever momentos tristes e nos últimos tempos não faltam motivos para esse tipo de história. Com frequência vemos à nossa volta tristeza registrada em imagens… Fato recente tem sido os estragos que as chuvas têm causado no Estado de São Paulo.

São Luis do Paraitinga é considerada Estância Turistica pelo Estado de São Paulo. A cidade contava com o maior número de sobrados e casas térreas tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). É uma cidade bonita que foi devastada pelas chuvas recentes. O principal ponto turístico da cidade era a Igreja Matriz, construída no séc. XVII e desmoronou sobre si mesma, tamanha foi a força das águas. Além disso, oito edifícios históricos também foram ao chão com a enchente do Rio Paraitinga.

Para ajudar a reconstrução da cidade os fotógrafos André Luís Ferreira e Carol Gonzalez lançaram o fotolivro “São Luís do Paratinga – Preservando o Passado para Reconstruir o Presente” que contém imagens de antes e depois da destruição causada pelas chuvas. O fotolivro possui impressão digital e o lucro será revertido para o desenvolvimento do turismo na cidade. A obra possui o valor de R$ 150,00 e pode ser pedida aos autores pelo e-mail alferreirafoto@uol.com.br

Ou seja, vale a pena fotografar o que está à nossa volta. Os lugares, as pessoas, os monumentos, os fatos, os acontecimentos. Vale a pena olhar a fotografia de uma forma diferente de “retratos, churrascos, festinhas”. Claro que estes fazem parte da história de cada um também e devem ser fotografados. Mas, podemos utilizar nossas câmeras simplesmente para escrever o que poucos se importam em escrever: a história do lugar em que vivemos.

Fonte: Wikipedia e Revista Fotografe Melhor (fev/10)

Tags: ,

Gostou? Compartilhe!

3 Comentários para “A fotografia ajuda São Luís do Paraitinga”

  1. Fabíola says:

    Owwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

    Irmão…….. cada foto lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

    Cada clique no momento exato hein!!

    Parabénssssssssssss

  2. André Luís says:

    navegando pela internet encontrei a nota sobre nosso livro. Obrigado pela divulgação!
    André Luís Ferreira

  3. Nogarol says:

    Olá André, não por isso! 🙂

    Abraços!

Deixe um comentário