Carnaval de Congo de Roda D’Água

Foto: Paulo Nogarol - 27 8122.8230

Hoje rolou uma Edição Extra de passeio fotográfico organizada pelo CLIQUES – Grupo Capixaba de Fotografia, em Cariacica/ES.

Todo ano, no mês de abril, é realizado o Carnaval de Congo em Roda D’Água e uma coisa que diferencia o evento de congo do município de Cariacica dos outros bairros é que lá o pessoal utiliza máscaras.

Conheça um pouco mais sobre o evento clicando aqui.

Quando falamos de eventos culturais, de manifestações populares, geralmente lembramos de cores, de pessoas, de movimentos, de danças, de músicas, de expressões corporais e por aí vai. Então, fui para o evento para treinar o zooming.

O resultado desta técnica consiste em tirar a foto de maneira que o centro do motivo, o local onde você está focando, fique com foco, congelado e o que está em volta dele fique desfocado, dando sensação de movimento.

Foto: Paulo Nogarol - 27 8122.8230

Depois de muitas tentativas, consegui algumas fotos que me agradaram. Para isso, eu ajustei a máquina no modo “S” e com velocidades entre 1/10 e 1/25 e o equipamento ficou responsável pela abertura. Foquei nos motivos e, ao mesmo tempo que clicava, eu girava a lente dando o zoom (creio que é daí que surgiu a palavra zooming)…

Acho muito bacana e produtiva a iniciativa do pessoal do CLIQUES em organizar passeios fotográficos com destinos diferenciados. Nós já fomos para o Centro de Vitória/ES, para o Parque Estadual Paulo César Vinha e agora fomos para este evento cultural. Locais diferentes, com motivos diferentes, cores diferentes, pessoas diferentes… enfim, diversidade rica para colocarmos em prática nossas habilidades fotográficas!

No meu Flickr vou postar mais fotos do Carnaval de Congo.

Tags: ,

Gostou? Compartilhe!

4 Comentários para “Carnaval de Congo de Roda D’Água”

  1. Eu fiquei entusiasmado com o projeto mesmo morando em Cachoeiro!!!
    Até encomendei uma foto pro Noga – que não quis deitar no chão molhado, pelo visto!

    Cara, o zooming ficou MUITO INTERESSANTE, mas muito mesmo. É aprimorar a técnica. Se não me engano, é isto que também se chamada “Puxada de zoom”?
    Abç
    E eu ainda vou de Cachoeiro para Vitoria para estar com vc´s!

  2. Nogarol says:

    Kkkkk.. realmente, não preciso de inimigos! rs.. tenho amigos como você! rsrs…

    Cara, honestamente não sei se isso é puxada de zoom…

    Será bem vindo!! Quem sabe também não fazemos um passeio aí em Cachoeiro e dorme todo mundo na sua sala depois de um churrascão? rs

    Abraços!

  3. Karim Scharf says:

    Oi Nogarol! Fotos maravilhosas!! Adorei a técnica! Já fiz algumas fotos em pendding, mas nunca usei esta.. ‘zoonning’ né? Linda! Parabéns! Bjs

  4. Nogarol says:

    Ei Karim!
    Obrigado pelas carinhosas palavras! Pendding, pendding.. vou pesquisar hein, confesso que ainda não li a respeito 🙂

    Sim, esta é a zooming 🙂
    Abraços

Deixe um comentário